Enem 2016

Possíveis temas para Redação do Enem 2016

6 de novembro de 2016

Neste final de semana ocorrem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame é a principal forma de ingresso no Ensino Superior no país, sejam instituições públicas ou privadas. Com o intuito de avaliar os conteúdos aprendidos ao longo dos três anos do ensino médio, o aluno deve estar preparado para responder às 180 questões interdisciplinares bem como elaborar uma redação.

Possíveis temas para a Redação do Enem 2016

Possíveis temas para a Redação do Enem 2016

Redação

Uma sugestão comum entre especialistas em redação é fazer a leitura do tema da redação do Enem e iniciar a resolução das questões. Enquanto isso o estudante vai pensando no desenvolvimento e organizando as ideias, o que economiza tempo. De acordo com os professores, temas como a inclusão dos portadores de necessidades especiais, o fenômeno da transição democrática e a sua relação com as redes sociais, o esporte como fator de inclusão social, o acesso à cultura e o consumo sustentável podem aparecer.

Possíveis temas para a Redação do Enem 2016

1. A crise hídrica no Brasil

Tema deve estar presente na prova, mesmo que seja em questões objetivas. Mas é importante o estudante estar ciente da situação do país e saber propor alguma intervenção para amenizar a situação.

2. A mobilidade urbana: desafios e soluções

A mobilidade urbana é um desafio para o Estado Brasileiro. São várias as tentativas, mas nada ainda foi efetivamente concretizado para melhorar o deslocamento do trabalhador brasileiro. Isso compromete o desenvolvimento do país!

3. Envelhecimento da população: sinal de desenvolvimento e desafio para vários campos

O envelhecimento populacional é reflexo da queda da taxa de fertilidade e do aumento da expectativa do brasileiro, mas também é um desafio para a previdência, para a medicina e para várias outras áreas. Pesquise mais sobre as áreas que podem crescer ainda mais, como a fisioterapia, enfermagem, cuidadores, a relação de trabalho do idoso que quer voltar à atividade, etc.

4. Inclusão social: o direito e o dever na sociedade

A inclusão social é um direito de cada membro da sociedade e é dever do Estado promovê-la. São várias as políticas de inserção e é relevante entender este assunto. Deve-se levantar quais programas do governo estão ativos. Lembre-se dos programas de cotas, o motivo delas e como ocorrem para não errar na argumentação! Lembre-se das Paraolimpíadas, das vias de acesso que ainda devem ser melhoradas.

5. Doenças infecciosas

Lembre-se da Dengue, Zica e Chikungunya! Deve-se pensar nos novos casos das doenças, nas campanhas de combate e como conscientizar a população. Além disso, pense nos crescentes casos de microcefalia mesmo que ainda não se tenha certeza sobre sua ligação comprovada com a transmissão do mosquito “aedes aegypti”.

6. O consumismo no Brasil

Este tema é relevante, porque sempre o estamos vivenciando. É o celular que fica obsoleto quando um mais novo foi lançado, a TV de plasma que já perdeu seu valor por novas de led e assim por diante.

7. Estética e saúde: uso de anabolizantes cresceu nos últimos anos

Não é errado pensar em se cuidar, em cuidar da beleza e do corpo! Mas se deve ter cuidado quando se usam meios não controlados ou supervisionados pela ANVISA. São vários os casos de jovens que perderam membros do corpo por uso errado ou excessivo de remédios. Isso leva a um problema de saúde pública e deve ser amplamente supervisionado para evitar mal maior.

8. A sustentabilidade: economia verde e produtividade

Deve-se pensar em como as empresas podem dinamizar sua produtividade poluindo menos. Várias indústrias no país já aderiram à economia verde e há incentivo fiscal para isso.

9. Preconceito: um mal que atinge a todos

São vários os nichos de preconceito no Brasil. Deve-se pensar nas causas e como combater esse problema social. Pesquise as políticas públicas, as legislações que se referem a isso. Mesmo que o tema não seja este, muito provavelmente você terá subsídios para argumentar temas que o tangenciam.

10. Intolerância: causa da violência urbana

A intolerância é palco de várias guerras no mundo, e no Brasil ela leva à violência urbana. É o preconceito contra algum grupo, contra uma ideologia, contra uma religião. A intolerância segue contra os direitos humanos, os quais você deve defender na sua redação.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.