Enem 2016

Enem terá consulta pública em janeiro para possível reformulação

5 de dezembro de 2016

Enem terá consulta pública em janeiro para possível reformulação; de acordo com informações do Ministério da Educação.

Enem terá consulta pública em janeiro para possível reformulação

A proposta segundo Mendonça Filho será abrir, em janeiro de 2017; uma consulta pública para implementar mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a entrevista coletiva realizada na noite deste domingo (4), o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que o objetivo é “que todos que queiram colaborar para o aprimoramento do Enem possam fazê-lo”.

Mendonça Filho afirmou que não existe um modelo pronto sobre as questões a serem abertas na consulta pública, e que até o final do ano o Inep deverá elaborar a abordagem que será feita.

“Nós não temos ainda um quadro de perguntas que podem ser feitas e que podem nortear o caminho a ser discutido. A gente quer usar o mês de dezembro para elaborar o termo de referência. A temática não pode ser tão abrangente que termine difícil de você coletar o melhor tipo de opinião daqueles que participam do Enem”, disse Mendonça Filho.

A proposta da consulta pública é que a sociedade possa demonstrar suas opiniões e aprimorar a qualidade do Exame Nacional que envolve milhões de jovens anualmente.

Formato do Enem atual

Conforme informações do MEC, Desde 2009, o Enem é realizado em dois dias (em um final de semana). No primeiro dia, a prova tem quatro horas e meia de duração. No segundo, são cinco horas e meia, totalizando dez horas.

Formato do Enem

Ainda conforme o MEC, O Enem tem cinco provas diferentes que abordam conteúdos dos três anos do ensino médio. Quatro delas são objetivas, ou seja, têm questões de múltipla escolha. São provas de ciências humanas e ciências da natureza (aplicadas sempre no primeiro dia do Enem) e de linguagens e matemática (aplicadas no segundo dia). Cada uma delas tem 45 questões, totalizando 180 questões objetivas.

Na prova de ciências humanas são abordados temas das disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Em ciências da natureza aparecem questões sobre biologia, química e física. A prova de linguagens tem matérias de língua portuguesa, língua estrangeira (ou inglês, ou espanhol), artes e educação física. Na prova de matemática, o Enem pede 45 questões sobre conteúdos da matéria.

A quinta prova é a redação dissertativa-argumentativa, na qual os candidatos são avaliados de acordo com cinco competências diferentes, e podem ter nota entre zero e mil.

Metodologia do Enem

De acordo com o MEC, as questões objetivas do Enem são elaboradas e corrigidas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Por meio dessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de cada prova, sua nota nunca será 1.000. Da mesma forma, um candidato que erre todas as questões não acaba com a nota zero (ou, no caso do Enem, a pontuação mínima, que é 200 pontos). Isso acontece porque a nota não retrata o desempenho individual do candidato, mas a posição que ele ocupou na escala de proficiência onde todos os milhões de outros candidatos também são incluídos.

Frequência do Enem

O Enem acontece uma vez por ano, sempre no final do segundo semestre, justamente para poder cobrar dos estudantes todo o conteúdo ensinado na totalidade dos três anos do ensino médio.

Utilização do Enem

A principal utilização do Enem é o acesso à universidade, principalmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Atualmente o Enem também tem outras utilidades, como, por exemplo, a certificação de conclusão do ensino médio. No caso do Fies e da certificação, o processo não é seletivo, ou seja, o requisito é que o estudante atinja uma nota mínima em cada uma das cinco provas.

Sisu 2017 – Notas de Corte da última edição

O prazo para inscrições junto Sisu será liberado após a divulgação do resultado do Enem. Aproveite para verificar:

-As Instituições mais procuradas no Sisu;

-Os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte;

-As maiores notas de corte para o Curso de Medicina, para o Curso de Direito e Engenharia. Aproveite para verificar as noe corte para o Prouni e Notas de Corte do Fies Medicina.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Dicas para passeios na italia 17 de março de 2017 at 11:09 pm

    Listamos pequeno número de passos que visam ajudar brasileiro que
    se dispõe a conseguir a almejada parelha cidadania e também facilitar seu trânsito pela europa. http://www.4-nada.com/movie/index.php?a=stats&u=mariavitriamende

  • Leave a Reply