Redação

Temas esperados para Redação do Enem 2016

6 de novembro de 2016

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das avaliações que mais causa expectativa nos estudantes. A preocupação é justificada uma vez que a prova vale 1.000 pontos, o que pode fazer toda a diferença na nota final do exame. Sendo assim, é importante ler e ficar atento a possíveis temas para a redação do Enem 2016.

MOBILIDADE URBANA
Os protestos de 2013, que começaram na luta contra o aumento das passagens e por um transporte público de qualidade, podem ser um gancho para tratar do tema, carente de soluções e ainda motivador de debates especialmente nas grande cidades brasileiras.

Possíveis temas para a Redação do Enem 2016

Possíveis temas para a Redação do Enem 2016

IDOSOS
O agravamento da crise no mundo e a presença massiva de haitianos no Brasil pode instigar novo debate sobre o tema, que já norteou a proposta de redação no Enem 2012. De acordo com professores, a questão pode aparecer sob o viés mais humanitário, relacionado à infraestrutura para acolher essas pessoas.

INCLUSÃO E EMPODERAMENTO
Ambos os temas podem vir associados ao aumento da participação de jovens, pessoas com deficiência e mulheres na sociedade. Os Jogos Paraolímpicos e a enxuta cobertura dos meios de comunicação ao evento, alvo de críticas na época, podem também ser tema do texto dissertativo-argumentativo.

RESÍDUOS SÓLIDOS
Temas ligados ao ambiente há um tempo não aparecem na prova e podem ser uma pedida. O professor Flávio Melo ressalta que o Enem gosta muito de explorar leis. Neste caso, a política nacional de resíduos sólidos, que não deslanchou, pode ser mote desta vez.

QUESTÃO INDÍGENA
O tema não está no calor dos debates e por isso mesmo pode se credenciar à prova. A construção da Usina de Belo Monte, que gerou protestos de ambientalistas, ações judiciais e tensões no norte do Pará pode basear o debate sobre a questão dos direitos indígenas.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.