Enem 2016

Tema Redação Enem 2016 Segunda Aplicação

5 de dezembro de 2016

Tema Redação Enem 2016 Segunda Aplicação, pois os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram que elaborar a redação sobre “Caminhos para combater o racismo no Brasil”.

Tema Redação Enem 2016 Segunda Aplicação

O texto deveria ser dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores pela comissão organizadora do Exame.

Para subsidiar a produção textual dos participantes ao Enem 2016, a proposta de redação trouxe quatro textos motivadores:

-Um que trouxe a condição do homem negro;

-O segundo foi um artigo de lei que tipifica o preconceito de raça ou de cor como crime;

-O terceiro foi uma peça publicitária que distinguiu o racismo de injúria racial;

-O quarto trouxe uma definição acerca do que são ações afirmativas.

Texto Argumentativo-dissertativo

Um texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos.

O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos. Motivos para tirar zero a redação do Enem:

-Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;

-Entregar a folha de redação sem texto escrito;

-Escrever até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;

-Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;

-Desrespeito aos direitos humanos;

-Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

Resultado Enem 2016

O Resultado do Enem 2016 será divulgado pelo INEP no dia 19 de janeiro de 2017. Após a divulgação do Resultado serão abertas as inscrições referentes ao Sisu 2017.

Sisu 2017 – Notas de Corte da última edição

Aproveite para verificar:

-As Instituições mais procuradas no Sisu;

-Os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte;

-As maiores notas de corte para o Curso de Medicina, para o Curso de Direito e Engenharia. Aproveite para verificar as notas de corte para o Prouni e Notas de Corte do Fies Medicina.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply