Sisu 2017

Sisu 2017 modalidades de concorrência

3 de novembro de 2016

Sisu 2017 modalidades de concorrência, pois o Sistema de Seleção Unificada utilizado pelas universidade públicas possui diferentes modalidades de concorrência; que são divididas em ampla concorrência e ações afirmativas.

Modalidades de Concorrência no Sisu
As Instituições divulgam suas vagas da seguinte forma:

-Políticas Afirmativas paras os candidatos afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc;

-Ampla concorrência para os candidatos brancos e estudantes de escolas particulares da educação sem benefícios de bolsas de estudos.

Cursos e Vagas
Em determinados cursos, poderá haver duas modalidades de concorrência: ampla concorrência e ações afirmativas. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.

Dessa forma, durante as chamadas do Sisu, o candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.

Será da responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.

Há utilização de bônus à nota do candidato como forma de política de ação afirmativa no Sisu?
De acordo com o Inep, o sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. Ou seja, no lugar de estabelecer uma reserva de vagas (cotas), a instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado concorrerá com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

Inscrição no Sisu 2017
O candidato para se inscrever no Sisu, precisará apenas de seu número de inscrição no Enem requerido para a edição e da senha cadastrada no exame nacional.

As inscrições junto ao Sisu 2017 estarão disponíveis após a divulgação do Resultado do Enem 2016 pelo Inep.

Será necessário, no entanto, ao fazer sua inscrição, que o candidato fique atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.

Acesse mais informações relativas ao Sisu 2017 e veja a relação de universidades portuguesas que utilizam as notas do Enem para ingresso em seus cursos superiores.

Enem 2017
O candidato à realização do Enem 2017 deverá se preparar utilizando materiais de estudo on line; ler dicas de redação nota 1000; revisar seus conhecimentos resolvendo questões antigas das provas anteriores; fazer a leitura de notícias da atualidade que envolvam direitos humanos; diversidade cultural; violência doméstica; atentados terroristas e outros de relevância nacional e internacional.

Vestibulares ingresso 2017
Acesse aqui e veja outros vestibulares que estão disponíveis para ingresso em 2017, das diversas Instituições de Ensino Superior brasileiras.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.