Enem 2016

Enem quais Instituições utilizam o Exame para ingresso

3 de novembro de 2016

Enem quais Instituições utilizam o Exame para ingresso, pois além de avaliar a qualidade do ensino médio, o Enem serve para ingresso nas Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil.

Algumas instituições públicas já substituíram completamente o vestibular pela nota do Enem; preenchendo todas as suas vagas com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Outras instituições públicas destinam uma parte de suas vagas para o Sisu e o restante para o Vestibular Tradicional.

Enem quais Instituições utilizam o Exame para ingresso?
As faculdades de iniciativa particular usam as notas do Enem para selecionar candidatos a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni); ou consideram a nota do Enem como critério para selecionar seus alunos, eliminando o vestibular.

Instituições que utilizam o Enem para o Vestibular
Universidades públicas e privadas vêm utilizando cada vez mais o Enem como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Os formatos variam e podem ser classificados em dois grupos principais:

-Faculdades que utilizam o Enem para o Sisu;

-Faculdades que utilizam o Enem para o ProUni

Além disso, algumas faculdades públicas e privadas podem usar a nota do Enem de outras formas para complementar ou substituir o vestibular tradicional.

Faculdades utilizam o Enem para seleção pelo Sisu
O Sisu é um sistema totalmente informatizado que, a cada semestre, seleciona candidatos a uma vaga em universidade pública por meio da nota do Enem.

Cada vez mais universidades participam do Sisu. Em 2015, por exemplo, das 63 universidades públicas brasileiras, mais de 58 utilizam esse sistema.

A seleção abre duas vezes por ano, em janeiro em julho, e na época das inscrições, o candidato poderá consultar todas as faculdades públicas que utilizam o Enem para o vestibular no site do Sisu.

Instituições que utilizam o Enem para o ProUni
O ProUni também é um sistema totalmente informatizado. Ele utiliza a nota do Enem para classificar candidatos a bolsas parciais e integrais em faculdades particulares de todo o País.

A adesão ao ProUni também vem crescendo a cada semestre; e há mais de mil universidades privadas ofereceram vagas do ProUni.

O Prouni abre período para inscrições no primeiro e segundo semestres de cada ano para seleção de alunos carentes, para concessão de bolsas integrais ou parciais.

Enem e a substituição de vestibulares
Algumas faculdades públicas e privadas consideram a nota do Enem para aceitar estudantes em seus cursos superiores. O desempenho no exame poderá ser utilizado de diferentes formas:

-Enem como substituição ao vestibular tradicional em faculdades privadas, inclusive para cursos de Medicina;

-Enem como complemento à nota do vestibular tradicional em faculdades públicas.

O Exame Nacional do Ensino Médio oferece várias possibilidades para o candidato ingressar no ensino superior brasileiro e português.

Em breve serão abertas as inscrições para o Sisu 2017. Aproveite para acessar as Instituições mais procuradas no Sisu 2016.

Enem 2017
Em breve serão lançadas informações para o Enem e Sisu 2017. Vale a pena o candidato se inteirar das informações dos respectivos sistemas para ir se familiarizando com as instruções.

Dicas para estudos Enem 2017:
-Acesse provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos;

-Analise os temas de redações que caíram em outras edições do Enem;

–Análise Combinatória é tema de questões do Enem;

–Como estudar para as provas do Enem;

–7 dicas para tirar uma boa nota na redação do Enem 2016;

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply