Enem

Enem de dezembro informações importantes para os candidatos

2 de dezembro de 2016

Enem de dezembro informações importantes para os candidatos, pois 277.622 pessoas são esperadas para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 23 unidades da Federação.

Enem de dezembro informações importantes para os candidatos

A segunda aplicação do Enem foi necessária por causa das ocupações de escolas e instituições de ensino superior durante a primeira aplicação, em 5 e 6 de novembro. Outro motivo, em menor proporção, foram intercorrências ligadas, principalmente, a problemas de infraestrutura, como interrupção de energia elétrica.

Logística do Enem de Dezembro

Conforme informações do MEC, toda a logística de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 se repetirá na segunda aplicação, entre elas as novidades de segurança adotadas pela primeira vez este ano. Os participantes terão coleta de dado biométrico, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. E, ao entrar e sair dos banheiros, todos passarão por vistoria com detectores de metais, o que antes era feito de forma amostral.

Perfil dos candidatos

Dos candidatos que farão a segunda aplicação, 159.017 (57%) são do gênero feminino e 118.607, do masculino. Além disso, 46% se declararam pardos e 34%, brancos. Os que têm de 21 a 30 anos são a maioria do universo de participantes, seguidos pelos maiores de 30 anos (16%). Os que têm idade igual a 18 anos e os que têm idade igual a 17 anos representam, cada um, 12% dos participantes. Na segunda aplicação, apenas 600 inscritos têm mais de 60 anos.

Por situação escolar, 60% já concluiu o ensino médio, 19% concluirá em 2016 e 15% são treineiros. Dos 277.622, 60% (166.907) não pagaram inscrição por terem carência deferida (baixa renda) e 15% são isentos da taxa de inscrição por estudarem em escola pública. Na segunda aplicação, apenas 24% (68.560) pagou a taxa de inscrição do exame.

Provas

Os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (Horário oficial de Brasília). A aplicação das provas começa às 13h30. No sábado, 3, as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração. No domingo, 4, será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, em 5 horas e 30 minutos.

Para que serve o Enem?

O Enem é mecanismo de acesso a diversas universidades e às políticas públicas brasileiras de educação. Com a nota do exame, o estudante pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de educação superior.

Resultado do Enem

O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem. Nesta segunda aplicação, 37.740 inscritos tentarão a certificação.

Clique aqui para acessar os indicadores do Enem 2016 – 2ª aplicação

Fonte Ministério da Educação.

Sisu 2017 e Notas de Corte da última edição

O prazo para inscrições junto Sisu será liberado após a divulgação do resultado do Enem. Aproveite para verificar:

-As Instituições mais procuradas no Sisu;

-Os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte;

-As maiores notas de corte para o Curso de Medicina, para o Curso de Direito e Engenharia. Aproveite para verificar as notas de corte para o Prouni e Notas de Corte do Fies Medicina.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply