Enem 2016

Enem 2016 Justiça nega cancelamento do Exame Nacional

9 de novembro de 2016

Enem 2016 Justiça nega cancelamento do Exame Nacional, pois o juiz da 4ª vara da justiça Federal no Ceará, José Vidal Silva Neto; negou o pedido feito pelo MPF (Ministério Público Federal) para anular a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio); por conta do suposto vazamento do tema.

De acordo com a decisão do juiz, divulgada na tarde desta quarta-feira, 9 de novembro; “o tema que apareceu na prova falsa do ano passado não é o mesmo cobrado no Enem 2016.”

Ainda conforme o Juiz “Embora se assemelhem, em virtude de ambos se referirem ao assunto da intolerância religiosa, diferem em alcance e perspectivas, que não se tocam. Um menciona genericamente a intolerância religiosa no século XXI, sem se ater a um lugar e nacionalidade determinados. O outro, além de focar especificamente a intolerância religiosa que é praticada no Brasil, o faz não num viés descritivo, estático e vago, como na prova espúria, e sim em termos propositivos; com vistas a exigir que o candidato formule opções e propostas de ação social ou política concreta para combater a intolerância social no Brasil”, afirmou.

Para o Juiz, a “mera menção” a um assunto semelhante em uma prova falsa divulgada em 2015 não implica “nem de longe que tenha havido uma violação do sigilo do exame de seriedade suficiente para comprometer todo o resultado do certame.” “Não há como elaborar tema de redação completamente inédito; que nunca tenha sido aventado ao menos parcialmente, como de fato ocorreu na espécie, no que tange à intolerância religiosa, seja a do Brasil, seja a do mundo do século XXI.”, complementa.

Para o juiz, o fato de alunos terem sido pegos com o tema da redação não deve ser generalizado. “O caso não extrapola seus estritos limites individuais, de fato pontual e isolado. Este específico candidato de alguma forma, ainda não desvendada; conseguiu burlar o sigilo das provas, provavelmente subornando funcionário que teve contato com as provas. Daí se extrai que a redação do candidato que teve acesso antecipado ao tema da redação, por causa de conduta criminosa individualizada, há de ser microscopicamente anulada, e o mesmo deve ser eliminado da disputa”, alegou. (Fonte //educacao.uol.com.br/).

Acesse o Gabarito do Enem 2016. O resultado do Enem 2016 está previsto para 19 de janeiro de 2017. Após a divulgação do Resultado será aberto o Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada. Conheça mais sobre o Sisu.

Sisu 2017

Acesse informações relativas ao Sisu 2017 e veja as Instituições mais procuradas pela Seleção edição 2016.

Vestibulares ingresso 2017

Acesse aqui e veja outros vestibulares que estão disponíveis para ingresso nas diversas Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Dicas para estudos Enem:

-Acesse provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos;

-Analise os temas de redações que caíram em outras edições do Enem;

-Dicas para redação nota 1000 no Enem.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.