Dicas

Dicas Enem Minorias Sociais

3 de novembro de 2016

Dicas Enem Minorias Sociais, pois é de conhecimento de todos que o nosso país é; infelizmente, marcado por uma insistente desigualdade, seja em relação à renda, nível educacional, cultura, acesso a bens materiais, ao serviço de saúde dentre outros. O Brasil é uma nação desigual; na qual as minorias sociais batalham por um lugar ao sol desde os tempos do Império até os dias atuais.

Dicas Enem Minorias Sociais
O termo minorias refere-se a grupos sociais específicos que compõem uma parcela menor da sociedade; caracterizada por um aspecto específico que configura uma determinada minoria. Podemos citar minorias sociais religiosas, étnicas, de gênero, de orientação sexual, de condição financeira, os deficientes físicos e intelectuais dentre outros:

-As religiões de cunho africano, como por exemplo, o candomblé, a quimbanda e a umbanda são minorias em um país predominantemente católico, onde as igrejas neo e pentecostais crescem.

-As identidades de gênero e orientações sexuais que fogem à regra do padrão da heterossexualidade, como transexuais, travestis, homossexuais e bissexuais, também são exemplo de minorias.

-Negros e indígenas formam as minorias sociais étnicas em um país onde a miscigenação é marca registrada, gerando muitos pardos, inclusive, na sociedade brasileira. Sabemos que estes são os grupos étnicos mais discriminados na “soberania” branca brasileira. As mulheres sofrem com o machismo da sociedade patriarcal no Brasil; a mulher negra sofre muito mais preconceito.

-Os deficientes físicos, visuais e auditivos não têm acessibilidade em prédios públicos e nas cidades; a inclusão escolar destes e dos deficientes intelectuais ainda não é uma prática consolidada nas escolas brasileiras, públicas e privadas e o mercado de trabalho não absorve essa mão de obra.

Estrutura político-social
A estrutura política-social do Brasil favorece aos grandes grupos que, na verdade, formam um único grupo: homem, heterossexual, branco, de classe alta e cristão. Tal perfil tem representantes sociais na política, por exemplo, tendo como símbolos as bancadas católica e evangélica na Câmara dos Deputados Federais e no Senado, justamente o que falta às minorias: representatividade.

Há apenas alguns anos que grupos minoritários passaram a ter representantes nas instituições brasileiras, mas mesmo assim de forma incipiente. Dos movimentos sociais, dos coletivos negros, homo-afetivos, transexuais e feministas; surgiram políticos que defendem os interesses destas minorias em meio ao conservadorismo e à riqueza, num país tão desigual socialmente falando, onde muitos têm pouco e poucos têm muito.

O Brasil, em pleno século XXI, ainda enfrenta inúmeros problemas de moradia, saneamento básico, educação e saúde; a reforma agrária, por exemplo, não foi completamente realizada nos grandes latifúndios brasileiros, por falta de interesse dos que detêm o poder.

Essa triste realidade brasileira é um assunto muito amplo e poderá ser tema da redação do Enem 2016. Procure fazer leituras relativas às minorias sociais para embasamento para elaboração de uma dissertação-argumentativa.

Leia mais sobre os temas que tratam de preconceitos e exclusão social tais como Inclusão social; Apartheid; Sistema de Cotas Raciais; Crise Humanitária; Crise dos refugiados muçulmanos; Refugiados da Síria e o tumbeiros da escravatura.

Enem edição 2016 ainda dá tempo para se preparar!
Acesse informações relativas ao Enem 2016 e realize leituras de atualidades que te ajudarão na elaboração de uma redação nota 1000. O Enem garantirá acesso ao Ensino Superior e às bolsas do Prouni e Fies.

Vestibulares ingresso 2017
Acesse aqui e veja outros vestibulares que estão disponíveis para ingresso em 2017, das diversas Instituições de Ensino Superior brasileiras.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.