Enem 2016

Consulta ao novo Resultado do Enem 2015

3 de novembro de 2016

Consulta ao novo Resultado do Enem 2015; que foram disponibilizadas pelo Inep das escolas que oferecem o Ensino Médio integrado à Educação Profissional.

Consulta ao novo Resultado do Enem 2015
Das 1.308 escolas que atuam nesta etapa de ensino; 961 passaram a ter seus resultados divulgados; após aprimoramentos nos cálculos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desse total, 92 (9,57%) pertencem à rede privada de ensino; 276 (28,72%), à federal; 580 (60,35%) às estaduais; 13 (1,35%) às municipais.

Conforme informações do INEP; entre as escolas com notas divulgadas em 4 de outubro; 355 tiveram seus resultados modificados por causa da inclusão dos estudantes do Ensino Médio Integrado no universo dos cálculos; e 24 deixaram de ter resultados divulgados por não mais cumprirem a taxa de participação.

De acordo com a Portaria Inep n.º 507/2016, para terem seus resultados divulgados, as escolas precisam possuir, concomitantemente, pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e uma taxa de participação igual ou superior a 50%.

Contextualização
Ainda, conforme o Inep, os resultados do Enem por Escola devem ser considerados com cautela, uma vez que a participação dos estudantes no exame é voluntária. Diante da heterogeneidade de contextos onde as escolas estão inseridas, torna-se necessário considerar o resultado do desempenho dos alunos associado aos diferentes fatores que caracterizam estes contextos. Toda e qualquer comparação entre escolas pertencentes a contextos diferentes sem a devida ponderação entre o desempenho e os diferentes fatores intra e extra escolares a ele associados é considerada indevida.

Indicadores
Deverão ser considerados quatro indicadores: o Indicador de Nível Socioeconômico (INSE), relacionado aos alunos; e o Porte, o Indicador de Formação Docente e o Indicador de Permanência do Aluno, relacionados às escolas.

O Indicador de Nível Socioeconômico possibilita, de modo geral, situar o público atendido pela escola em um estrato ou nível social; apontando o padrão de vida referente a cada um de seus estratos. Esse indicador é calculado a partir da escolaridade dos pais, da posse de bens e contratação de serviços pela família dos alunos.

O Porte da Escola é definido pela quantidade de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular. Já o Indicador de formação docente está relacionado aos docentes com formação superior em licenciatura na mesma disciplina que lecionam; ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído.

Os dados utilizados são os fornecidos pela própria unidade de ensino, por meio do Censo Escolar da Educação Básica. O Indicador de Permanência na Escola apresenta o percentual de participantes que cursaram todo o Ensino Médio na mesma escola em que se encontravam matriculados em 2015, de acordo com o Censo Escolar.

Clique aqui para acessar a planilha de resultados e indicadores das instituições que ofereceram Ensino Médio integrado à Educação Profissional em 2015.

Dicas para estudos Enem:
-Acesse provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos;

-Analise os temas de redações que caíram em outras edições do Enem;

–Análise Combinatória é tema de questões do Enem;

–Como estudar para as provas do Enem;

–7 dicas para tirar uma boa nota na redação do Enem 2016;

–10 dicas para tirar uma nota 1000 na redação.

Vestibulares ingresso 2017
Acesse aqui e veja outros vestibulares que estão disponíveis para ingresso nas diversas Instituições de Ensino Superior brasileiras.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.